Logo Polígrafo Portugal

Contato Directo

Tel:  (+351) 222 061 434
Tlm: (+351) 914 172 060
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

História do instrumento do polígrafo

Quem inventou o polígrafo? ǀ O desenvolvimento do instrumento, máquina, aparato


William Marston (Pioneiro na deteção de engano)O polígrafo conheceu modificações drásticas na sua evolução desde o primeiro polígrafo inventado em 1921 por John Larson. No entanto os polígrafo de hoje em dia medem e registram exatamente as mesmas reações que há quase 100 anos. É dizer que o ser humano nesse sentido não evolucionou muito na hora de mentir, emite exatamente as mesmas reações hoje que provavelmente 1000 anos atrás ou desde que existe na versão atual.


Aqui damos uma breve introdução à história do instrumento do polígrafo. A história sobre a deteção de engano é muito mais antiga e já era praticada antes de Jesus Cristo.

 

1921 JOHN LARSON “Cardiógrafo y Pneumógrafo”

John Larson realmente se pode chamar o pai do polígrafo moderno. Enquanto, Larson, trabalhava no Departamento de Polícia de Berkley, montou um instrumento portátil em 1921, o qual registrava as mudanças relativas à pressão sanguínea, os padrões do pulso e a respiração. John Larson realizou muitos testes do polígrafo entre 1921 e 1925. O seu instrumento na atualidade encontra-se no Instituto Smithsonian em Washington, D.C. Foi o primeiro em usar mais de um registro/canal na ao detetar a mentira.

 

1929 LEONARD KEELER

Leonarde KeelerKeeler agregou o galvanômetro ao polígrafo em 1936. Ele desenvolveu o rolo de papel gráfico, um melhor método de perguntas e incorporou o Kimógrafo. Utilizando o novo mecanismo de impressão tinta, redesenhou o seu polígrafo. Com os novos tambores e arreios foi capaz de reduzir o tamanho e o peso do instrumento e produzir um polígrafo portátil.

 

 

Reid Associates1938 ASSOCIATED RESEARCH, Inc.

Em 1938, Associated Research, Inc., de Chicago, construiu o primeiro polígrafo comercial para Leonard Keeler. Foi nomeado Instrumento Poligráfico Keeler. Associated Research deixou de elaborar polígrafos, nos anos 70.

 

1967 COMPANHIA STOELTING

Ao final da década dos 60’s, a Companhia Stoelting de Chicago, começou a produção de polígrafos para competir com Associated Research. Foram chamados instrumentos Stoelting.

 

1974 POLYSCRIBE COMPANHIA STOELTING

O Polyscribe foi o primeiro polígrafo eletrônico e foi introduzido no mercado em agosto de 1974.
Este instrumento de 4 canais tinha amplificadores multifuncionais que permitiam o registro de pneumógrafo, cardio e galvanômetro ao ligar um interruptor no painel da cada canal.

 

1991 POLÍGRAFO DIGITAL COMPANHIA STOELTING

Stoelting companyDepois de anos de investigação e ensaios, Stoelting lança o polígrafo digital em 1991. Este instrumento transmitia os gráficos de forma digital na tela do computador em vez de no papel. Sem embargo a função de impressão em papel continuo ainda é possível hoje em dia.

 

Desde a introdução do polígrafo digital poucos saltos verdadeiramente qualitativos foram dados no instrumento do polígrafo a não ser que se aperfeiçoou as técnicas utilizadas e com o avanço da tecnologia informática também foram melhorando os programas e os polígrafos foram diminuindo o seu tamanho.

Compartilhar