
Maquina da verdade na televisão, TVI, SIC em Portugal. É interessante ver como certos programas na televisão em Portugal recorrem ao polígrafo. Mesmo se preferem utilizar o titulo “maquina da verdade”, este aparato que tem a sua origem nos Estados Unidos parece que encontrou o seu lugar no entretenimento nacional.
Esta situação trás certas vantagens para a profissão de técnico do polígrafo mas também acrescenta em perpetuar a ideia que o polígrafo é um detector de mentiras ou maquina da verdade, como é mais popularmente conhecido.
Iremos desembuçar o polígrafo e como esta situação contribui de forma positiva à profissão, mas também exploraremos certos vícios que vêm perpetrar.
Teste do polígrafo na televisão, as vantagens
Que o teste do polígrafo seja utilizado na televisão nacional trás obviamente conhecimento sobre este aparato e também a profissão. De esta forma o público em geral, que talvez não esteja ao tanto da existência de esta ciência, seja consciencializado que pode recorrer a um teste do polígrafo para ajudar a resolver problemas aos quais são confrontados.

O fato que diferentes tipos de casos são tratados também contribui a aumentar a profundidade das soluções que pode oferecer o polígrafo.
Quando ademais existe um programa que é estável na escala de programação de um canal publico, seja diário ou semanal, aumenta a probabilidade que o conhecimento desta ferramenta chegue a mais pessoas.
Estas são as principais vantagens do uso do polígrafo em programas de entretenimento na televisão nacional.
Maquina da verdade na televisão, as desvantagens
A desvantagem mais importante de utilizar o polígrafo em programas de entretenimento, que depois se chamem “maquina da verdade” ou “detector de mentiras” é que pode perpetrar a ideia no público que um teste do polígrafo profissional, digamos na vida real, segue os mesmos padrões que costumam ver na televisão.
Isto é longe da realidade, e muitas vezes é necessário reeducar pessoas, que para casos particulares, desejam realizar um teste do polígrafo.
Quando se realiza um teste do polígrafo profissional, há que cumprir certas regras e condições para que um teste seja cientificamente válido.
Isto significa, que para poder garantir a fiabilidade de um teste do polígrafo há que cumprir com certas normas.
O formato, muitas vezes utilizado pelos programas de televisão, raramente mostra o processo de um teste do polígrafo profissional. As ideias equivocas que o formato televisivo ajuda a perpetuar são por exemplo:
- Que um teste pode ser realizado com público
- Que um teste analisa perguntas de forma aleatória
- Que se pode fazer qualquer tipo e numero de perguntas
- Que o resultado é imediato
É importante perceber que um teste do polígrafo segue certas normas e que todos estes pontos antes mencionados invalidariam qualquer teste.
Por isso é importante perceber que o uso do polígrafo na televisão, mesmo se o técnico, com certeza procura aproximar-se o mais possível das normas cientificamente comprovadas, por o formato do programa, é muito difícil cumprir.
Maquina da verdade privada, é possível?
Um teste da maquina da verdade privado, ou melhor um teste do polígrafo profissional privado é possível fazer. No entanto, é necessário perceber que um teste profissional deve cumprir com as condições para poder garantir um mínimo de fiabilidade.

Talvez se façam a pergunta, porquê é tão importante que um teste do polígrafo cumpra com um grau de fiabilidade?
A resposta é que se não é realizado dentro das normas, os resultados são mera especulação. Passamos de realizar um trabalho profissional, baseado em uma metodologia científica a um exercício de encenação. De certa forma estaríamos a reproduzir o formato de entretenimento, baixo o nome de teste do polígrafo profissional validado cientificamente.
É importante perceber que quando contrata um técnico do polígrafo profissional, está a contratar um perito na sua área. Um técnico que não sabe que perguntas fazer para resolver um assunto deve ser tratado com precaução. Um técnico profissional nunca lhe vai pedir que perguntas deseja fazer no teste, sempre se vai orientar consoante o assunto que deseja resolver.
Por isso é importante na hora de contratar um teste do polígrafo, perceber que o formato utilizado na televisão é simplesmente uma encenação de entretenimento e que um teste profissional tem que cumprir com certas condições para ser cientificamente valido.
Caso deseja realizar um teste do polígrafo não duvide em entrar em contacto com Polígrafo Portugal.