Funcionamento do instrumento do polígrafo ǀ Como funciona um teste, exame pericial

Funcionamento teste polígrafo. O instrumento do polígrafo é um aparelho médico que regista reacções fisiológicas emitidas pelo organismo humano. Estas reacções são consequência de estímulos apresentados a um examinado. O estímulo mais comum utilizado num teste do polígrafo são perguntas. As reacções fisiológicas de um examinado são registadas pelo polígrafo e mais tarde analisadas pelo técnico do polígrafo.
Por quê o ser humano tem reacções fisiológicas que dependem da actividade cerebral ou psicológica?
Esta pergunta é importante para poder explicar a base de funcionamento do polígrafo.

O ser humano tem um sistema de defesa natural que se dispara cada vez que se sente em perigo ou existe uma percepção de perigo. O sistema nervoso autónomo no momento que percebe esse perigo prepara o nosso organismo para se defender e libera adrenalina no organismo que prepara o nosso organismo para se defender. Esta defesa se traduz normalmente na fuga, na luta ou congelamos (ficamos imóveis).
Este estado de fuga, luta ou imobilização faz que o nosso organismo experimente alterações. Estas mudanças são entre outras, subida de pressão sanguínea, alteração na respiração e no suor. Estas alterações ou modificações no momento de responder às perguntas apresentadas pelo examinador do polígrafo são medidas e registadas pelo polígrafo e é a base de um teste do polígrafo.
Os diferentes acessórios do detector de mentiras:
O instrumento do polígrafo digital tem como base um sistema de aquisição de dados (SAD) e diferentes acessórios que vão permitir ler/registar as alterações fisiológicas no organismo do sujeito examinado.
Um polígrafo regista pelo menos os 3 canais principais para poder ser considerado um polígrafo. Estes canais são:
- Respiração
- Pressão sanguínea
- Suor
O polígrafo utiliza diferentes acessórios para medir estes canais que são:
- Pneumógrafo para medir e registar o canal da respiração
- Esfigmomanómetro para medir e registar o canal da pressão sanguínea que se compõe de uma braçadeira e um manómetro
- Galvanómetro, também conhecido como GSR para medir e registar o canal da condutância galvânica da pele (suor)
O polígrafo digital também vem acompanhado de um computador que recebe e processa toda a informação transmitida pelo sistema de aquisição de dados.
Os polígrafos também podem incluir acessórios adicionais como medidores de movimentos (Almofada de movimento), pletismógrafo etc.
Como funciona um teste do polígrafo? O polígrafo em acção
Um teste do polígrafo tem um procedimento standard e segue quase sempre uns passos predefinidos.
Passos do teste do polígrafo:
- Definição do objectivo do teste e explicação do funcionamento do polígrafo
- Entrevista sobre o tema a investigar/aclarar
- Recolha dos dados fisiológicos com polígrafo
- Relatório do resultado e opinião do técnico do polígrafo

Os passos 1 até 3 são normalmente realizados numa só sessão. Esta sessão que é a de recolha de informação para posterior analise tem uma duração de aproximadamente 60 a 120 minutos, dependendo do caso a tratar.
Durante o teste do polígrafo o sujeito examinado estará sozinho com o técnico do polígrafo, isto é a partir da fase 2. Em ocasiões onde a situação o requer na fase 1 pode estar presente o patrocinador do teste ou outra pessoa interessada a fim de aclarar e definir o objectivo do teste.
O relatório do teste do polígrafo é entregue depois análise dos gráficos do teste e de provável revisão num processo de controlo de qualidade dependendo da empresa, técnico ou entidade.
Os resultados de um teste do polígrafo (em casos específicos) são os seguintes:
ENGANO NÃO DETECTADO: O examinado era verdadeiro nas suas respostas às perguntas apresentadas sobre o assunto investigado e por isso passou o teste do polígrafo
ENGANO DETECTADO: O examinado não era verdadeiro nas suas respostas às perguntas apresentadas sobre o assunto investigado e por isso não passou o teste do polígrafo
INCONCLUSIVO: Os dados recolhidos foram escassos para poder dar uma opinião profissional sobre o assunto investigado.
Para mais informação não duvide em contactar Polígrafo Portugal.