Perguntas e respostas sobre polígrafo ǀ Psicofisiologia forense explicada

As perguntas frequentes sobre o polígrafo respondidas. Tudo sobre o instrumento e o exame, teste. Caso não encontrem resposta à sua pergunta por favor enviar um email a info@poligrafoportugal.com.
O polígrafo é um instrumento de medição capaz de registar a actividade fisiológica de um organismo. O polígrafo é muitas vezes utilizado em investigações clínicas sobre a actividade fisiológica provocada por o cérebro, por exemplo, na pesquisa de sonhos.
Polígrafo significa muitas escrituras (poli = muitas, grafo = escrituras). As escrituras são as linhas projectadas na tela de um computador ou num papel continuo quando se utiliza um polígrafo analógico.
No entanto o polígrafo é mais popularmente conhecido na área de detecção de mentira, razão pela qual muitas vezes também é utilizado o termo “máquina da verdade” ou “detector de mentiras” para se referir a um polígrafo.
O polígrafo é um instrumento que pode ser utilizado na avaliação da veracidade de um sujeito visto que quando uma pessoa mente, e existem prováveis consequências negativas ou positivas à detecção de essa mentira, alterações fisiológicas sucederão. O polígrafo é capaz de medir essas alterações.
Um polígrafo utilizado na avaliação de testemunhos ou depoimentos consiste normalmente dos seguintes acessórios ou componentes:
Sistema de aquisição de dados (polígrafo) SAD (Sistema de aquisição de dados) que é a unidade central de recolha de dados. Este instrumento é o polígrafo.
O polígrafo, no entanto para poder funcionar, necessita de componentes que adquiram os dados do organismo. Estes acessórios são os seguintes:
2. Pneumógrafos que registam a actividade respiratória, o canal respiratório.
1. Pneumógrafo do abdómen que é colocado na parte de baixo da caixa respiratória humana.
2. Pneumografo do tórax que é colocado na parte de cima da caixa respiratória humana.
1. Galvanómetro que regista a actividade electro-dérmica da pele, a capacidade que tem a pele para transportar electricidade. Em palavras de leigo, o suor.
1. Esfigmomanómetro composto de uma braçadeira e um manómetro que serve para medir a pressão arterial, o canal cardíaco.
Os polígrafos podem ter acessórios adicionais que podem medir outras reacções fisiológicas, sem embargo os canais antes mencionados fazem parte do Kit standard de um polígrafo.
O polígrafo é um instrumento médico que mede a actividade fisiológica do nosso organismo através de acessórios que registam as diferentes variações. Em si, as medições, sempre e quando realizadas por um polígrafo que tenha um funcionamento normal, são totalmente fiáveis.
O polígrafo normalmente medirá as reacções tal e qual estas são emitidas pelo organismo. Outra coisa é se essa fiabilidade é sinónimo de validez na hora de transmitir uma opinião com respeito à interpretação de essas reacções. (Ver pergunta sobre fiabilidade de um teste do polígrafo)
Quando um profissional fala de fiabilidade de um teste do polígrafo, este se refere a uma técnica que utiliza para um determinado teste. A fiabilidade de tal técnica foi validada em diferentes ensaios em laboratório aonde se chegou a uma percentagem de fiabilidade validada e confirmada cientificamente.
As técnicas normalmente utilizadas por técnicos do polígrafo no âmbito do seu trabalho de investigação ou avaliação de testemunhos têm uma fiabilidade testada e confirmada de entre 85% a 91%. Agora um técnico do polígrafo bem formado e experimentado com toda certeza terá uma fiabilidade superior.
Um teste do polígrafo é um processo que sucede de forma voluntária. Um sujeito que se submete a um teste do polígrafo tem que o fazer de forma voluntária e assina um documento escrito para ratificar essa voluntariedade.
No documento de consentimento ou de autorização também indica a/s pessoa/s ou entidade que pode/m receber a informação obtida durante o teste do polígrafo. Por tanto o teste sucede de forma sigilosa e é completamente confidencial e unicamente a ou as pessoas indicadas pelo sujeito ou sujeita examinada pode/m obter a informação recolhida durante o teste. (Ver código de ética para mais informação com respeito a confidencialidade de um teste do polígrafo)
Um teste do polígrafo tem um procedimento standard e consiste normalmente das seguintes fases:
1. Definição do objectivo do teste e explicação do funcionamento do polígrafo
2. Entrevista sobre o tema a investigar/aclarar
3. Recolha dos dados fisiológicos com polígrafo
4. Relatório do resultado e opinião do técnico do polígrafo
Os passos 1 até 3 são normalmente realizados numa só sessão. Esta sessão que é a de recolha de informação para posterior analise tem uma duração de aproximadamente 60 a 120 minutos, dependendo do caso a tratar.
Durante o teste do polígrafo o sujeito examinado estará sozinho com o técnico do polígrafo, isto é a partir da fase 2. Em ocasiões aonde a situação o requer na fase 1 pode estar presente o patrocinador do teste ou outra pessoa a fim de aclarar e definir o objectivo do teste.
O relatório do teste do polígrafo é entregue depois análise dos gráficos do teste e de provável revisão num processo de controlo de qualidade dependendo da empresa, técnico ou entidade.
Infelizmente, a média têm dado uma imagem distorcida dos testes de polígrafo o que levou o público em geral a pensar que um teste de polígrafo funciona realizando perguntas soltas.
Na vida real um teste do polígrafo funciona por tema e não por perguntas. Isto significa que o técnico do polígrafo necessita saber o que se quer investigar (roubo/furto, infidelidade, agressão sexual, etc.) para poder definir as perguntas. Com esta informação o técnico realiza as perguntas pertinentes para resolver cada caso.
A formulação de perguntas num teste do polígrafo requer um conhecimento especifico e o técnico de polígrafo é o profissional melhor indicado para poder formular as perguntas e interpretar as reações. Por tanto, se deseja realizar um teste do polígrafo e não tem certeza com respeito aos temas/perguntas, comente ao técnico o seu objetivo e ele formulará as perguntas adequadas para investigar o seu caso.
Se tiver dúvidas com respeito às perguntas que deseja realizar nos pode enviar um correio electrónico para avaliar a factibilidade do teste do polígrafo na resolução do seu caso. (info@poligrafoportugal.com)
Durante um teste do polígrafo estão somente presentes o técnico do polígrafo e o sujeito que se submete ao teste.
No início do teste pode estar presente uma terceira pessoa interessada no teste. Nesta fase inicial o técnico explica o funcionamento do teste e ouve as partes para poder definir o objectivo do teste.
Depois do recolhimento da informação inicial o técnico do polígrafo está sozinho com o sujeito examinado para garantir as leituras e a fiabilidade do teste do polígrafo.
O relatório completo escrito com o resultado do teste e a opinião do técnico do polígrafo é entregue por email no prazo de 24 horas.
Um teste do polígrafo tem um procedimento standard e consiste normalmente das seguintes fases:
1. Definição do objectivo do teste e explicação do funcionamento do polígrafo
2. Entrevista sobre o tema a investigar/aclarar
3. Recolha dos dados fisiológicos com polígrafo
4. Relatório resultado e opinião do técnico do polígrafo
Os passos 1 até 3 são normalmente realizados numa só sessão. Esta sessão que é a de recolha de informação para posterior analise tem uma duração de aproximadamente 60 a 120 minutos, dependendo do caso a tratar.
A fase 4 que é a entrega do relatório final escrito normalmente sucede dentro de um prazo de 24 horas após a realização do teste.
O preço, valor do teste do polígrafo depende do tipo de teste que se deseja realizar. Existem diferentes tipos de testes do polígrafo que variam com respeito ao objetivo do teste. Os tipos mais comuns são:
– Filtro
– Específicos
1. Os testes de polígrafo de filtro são desenhados para avaliar a idoneidade de um candidato para cumprir certas funções sensíveis dentro de uma empresa. Este teste é conhecido como: Teste de polígrafo de pré-emprego, pré-laboral.
2. Testes de polígrafo específicos são próprios para resolver casos específicos como por exemplo infidelidade, roubo, furto, agressão, falsas acusações etc.
Em Portugal o teste do polígrafo pode ser realizado em diferentes locais dependendo do tipo de teste a realizar.
No entanto Polígrafo Portugal realiza testes do polígrafo normalmente nas cidades do Porto, Lisboa e Faro.
Os testes são realizados unicamente com marcação prévia. Por favor entrar em contacto com antecedência.
Lugar para fazer, realizar teste do polígrafo no Porto:
POLÍGRAFO PORTUGAL PORTO
CENTRO SOLUTIONS OUT
Rua da Boavista, 355
4050-107 Porto
Tlm: (+351) 914 172 060
Email: info@poligrafoportugal.com
Lugar para realizar, fazer teste do polígrafo em Lisboa:
POLÍGRAFO PORTUGAL LISBOA
Emmim
Av. da República 2 7º,
1050-191 Lisboa
Tlm: (+351) 914 172 060
Email: info@poligrafoportugal.com